Em discurso, Putin culpa Otan e Ucrânia por guerra

Em discurso, Putin culpa Otan e Ucrânia por guerra

O presidente russo Vladimir Putin disse que as forças do país na Ucrânia estão lutando pelo futuro de sua terra-mãe, em seu discurso anual no Dia da Vitória.

A parada militar, realizada todo o dia 9 de maio, lembra a vitória russa contra a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, em 1945.

Apesar de rumores de que faria uma declaração aberta de guerra contra a Ucrânia, Putin deu maior ênfase à defesa da operação militar que invadiu o país vizinho.

Sem apresentar provas, ele disse que a Otan e a Ucrânia “estavam preparando uma operação punitiva em Donbas para invadirem nossas terras históricas. Em Kiev, estavam dizendo que poderiam obter armas nucleares e a Otan começou a explorar terras próximas a nós”.

No entanto, o governo ucraniano não expressou nenhuma intenção em adquirir armas nucleares, e o documento que aborda a estratégia militar do país, publicado no ano passado, não faz nenhuma referência a esse tipo de armamento.

Um outro relatório, produzido em março por cientistas atômicos, afirma que, mesmo que a Ucrânia quisesse obter armas nucleares, enfrentaria enormes empecilhos logísticos para tal.

Confira o discurso de Putin no vídeo.

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: https://www.bbcbrasil.com

#BBCNewsBrasil #Rússia #Ucrânia

Mundo