Fascite plantar: como tratar dor na sola do pé

Fascite plantar: como tratar dor na sola do pé

A pessoa desperta após uma noite de sono, se levanta da cama e, na hora em que coloca os pés no chão, sente um choque ou uma pontada no calcanhar, que vem de baixo para cima.

Ela precisa, então, andar na ponta dos dedos enquanto se troca, vai ao banheiro ou prepara o café da manhã.

Essa cena, que acontece em algum momento da vida com até 10% da população, é a descrição típica de um problema conhecido como fascite plantar.

Ela costuma aparecer após a terceira ou quarta década de vida e é causada por uma série de fatores, que vão desde o uso de sapatos inadequados até o excesso de peso.

“Trata-se de uma dor que afeta muito a qualidade de vida da pessoa e, caso não seja tratada, pode levar a outras disfunções nos joelhos, no quadril e até na coluna”, alerta a ortopedista especialista em pés Fernanda Catena, do Hospital 9 de Julho, em São Paulo.

A boa notícia é que o tratamento desse problema evoluiu muito nos últimos anos — hoje em dia, existem opções de fisioterapia e intervenções no local da dor que permitem apelar para cirurgias só em último caso.

Neste vídeo, o repórter da BBC News Brasil André Biernath explica o que é fascite plantar e dá detalhes sobre como tratar o problema.

Confira.

Leia também a reportagem em texto:

https://www.bbc.com/portuguese/geral-61312373

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: https://www.bbcbrasil.com

#BBCNewsBrasil#fasciteplantar #saúde

Mundo