Quanto tempo dura imunidade após infecção pela covid-19

Quanto tempo dura imunidade após infecção pela covid-19

Foi-se o tempo em que os cientistas pensavam que pegar covid era uma experiência que cada um de nós só teria uma vez na vida.

Atualmente, sabe-se que a reinfecção está se tornando cada vez mais comum e, em casos mais raros, pode até acontecer com uma janela de intervalo de poucos dias entre o primeiro e o segundo quadro.

Porém, a janela de imunidade pós-covid mais aceita entre os especialistas nos dias de hoje varia entre três meses a cinco anos.

Com o espalhamento das novas variantes, especialmente as sublinhagens derivadas da ômicron, como a BA.2 e a BA.5, os casos de reinfecção se tornaram muito mais comuns.

Em alguns indivíduos o segundo episódio da doença acontece em um intervalo bem curto, de poucas semanas após o primeiro quadro.

Embora a janela de imunidade possa variar entre poucas semanas a até alguns anos de pessoa para pessoa, as evidências científicas mais recentes permitem entender um pouco melhor como nossas células de defesa atuam, quanto tempo essa proteção costuma durar e quais são os fatores que facilitam o contato com o coronavírus seguidas vezes.

Neste vídeo, nosso repórter André Biernath dá mais detalhes sobre a duração da imunidade de uma pessoa após a covid-19 e explica como se proteger de uma reinfecção.

Confira.

Leia também a reportagem em texto:
https://www.bbc.com/portuguese/geral-62098817

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: https://www.bbcbrasil.com

#bbcnewsbrasil #covid #ciência

Mundo