As cirurgias inovadoras que separaram gêmeos brasileiros

As cirurgias inovadoras que separaram gêmeos brasileiros

Bernardo e Arthur Lima, de três anos, passaram por cirurgias no Rio de Janeiro, com direção do Great Ormond Street Hospital, em Londres.

As equipes passaram meses testando técnicas usando projeções de realidade virtual da imagem dos gêmeos, com base em tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas.

A operação foi descrita pelo cirurgião Noor ul Owase Jeelani como “coisa da era espacial”. No Rio, o trabalho foi coordenado pelo neurocirurgião pediátrico Gabriel Mufarrej, do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer.

“Desde que os pais dos meninos vieram de Roraima para o Rio, pedir nossa ajuda, dois anos e meio atrás, eles viraram parte da nossa família aqui no hospital. Estamos muito felizes que a cirurgia tenha corrido tão bem”, disse Mufarrej à BBC.

Foi um dos processos de separação mais complexos já concluídos, de acordo com a instituição de caridade que o financiou – Gemini Untwined – que Jeelani fundou em 2018.

Ele disse que, pela primeira vez, cirurgiões em países diferentes usaram fones de ouvido e operaram juntos na mesma “sala de realidade virtual”.

Confira no vídeo.

Reportagem em texto: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-62397465

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: https://www.bbcbrasil.com

#bbcnewsbrasil #medicina #ciência

Mundo