O ‘maior caso de tráfico de animais da história’ do Brasil, segundo a PF

O ‘maior caso de tráfico de animais da história’ do Brasil, segundo a PF

Em novembro de 2021, seis contêineres com três girafas bebês em cada um chegaram de Joanesburgo no Rio de Janeiro. Os 18 animais foram transferidos para uma quarentena que deveria durar 15 dias. Um mês depois, três das girafas morreram em circunstâncias ainda obscuras.

O caso deu início a uma investigação envolvendo executivos de um zoológico no Rio de Janeiro e comerciantes de animais selvagens baseados em Joanesburgo e na Cidade do Panamá.

Todos os animais foram importados como parte de um projeto de conservação anunciado pelo BioParque, novo nome do antigo zoológico do Rio de Janeiro, hoje sob gestão privada.

Mas os investigadores suspeitam que a real intenção do acordo de importação — que custou mais de R$ 6 milhões — seja comercial, de acordo com um inquérito da Polícia Federal de 5,4 mil páginas ao qual a BBC teve acesso.

O zoológico nega qualquer irregularidade e diz que as demais girafas estão “absolutamente bem”.

Registros mostram as girafas feridas e, segundo autoridades, cercadas de fezes e urina sob atos contínuos de “maus tratos, abuso e crueldade”. Segundo a PF, trata-se do ‘maior caso de tráfico de animais da história do Brasil’.

Neste vídeo, o repórter Ricardo Senra explica essa história.

Reportagem em texto:
https://www.bbc.com/portuguese/geral-62465063

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: https://www.bbcbrasil.com

#BBCNewsBrasil #Girafas #polícia

Mundo