É possível dizer que Lula foi inocentado na Lava Jato?

É possível dizer que Lula foi inocentado na Lava Jato?

Após ficar 580 dias preso e ser impedido de disputar a eleição presidencial de 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve suas condenações na operação Lava Jato anuladas em 2021 pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O petista havia sido considerado culpado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, mas o STF anulou essas condenações por entender que Lula não teve seus direitos respeitados ao longo dos processos conduzidos pelo então juiz Sergio Moro.

Hoje candidato à presidência, Lula cita o fim das condenações como prova da sua inocência e afirma que foi perseguido pela Lava Jato – algo negado pelos então procuradores e também por Moro, que disse à época que a decisão do STF foi um “grande erro judiciário”.

Para críticos de Lula, como os processos foram anulados por razões técnicas, não ficou provada a inocência do ex-presidente frente às acusações.

Na visão desse grupo, ele não foi “inocentado” pela Justiça. Seu principal adversário na eleição, o presidente Jair Bolsonaro, inclusive, costuma se referir ao petista como “descondenado”.

Mas afinal, qual o status de Lula na Justiça? É o que nossa repórter Mariana Schreiber explora neste vídeo.

Assista e confira.

Reportagem em texto:
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-62612955

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: https://www.bbcbrasil.com

#bbcnewsbrasil #eleições2022 #justiça

Mundo