Quem foi Mikhail Gorbachev, líder que abriu a União Soviética

Quem foi Mikhail Gorbachev, líder que abriu a União Soviética

Mikhail Gorbachev, o último líder da União Soviética (URSS), morreu em 30 de agosto aos 91 anos, em Moscou. De acordo com o Hospital Clínico Central da capital russa, ele foi vitimado por por uma prolongada doença.

Gorbachev é considerado o responsável pelas reformas de abertura política e econômica que levaram à desintegração da URSS e do modelo socialista, com políticas como Perestroika (reestruturação econômica) e Glasnost (abertura política).

O processo levou Moscou a relaxar seu poder sobre as então repúblicas soviéticas, algo que culminou com a reunificação da Alemanha, em 1990, a dissolução da URSS e o fim da Guerra Fria. Mas muitos na Rússia o culparam pela profunda crise econômica ocorrida com o colapso soviético e pela redução de status de superpotência do bloco soviético.

O presidente russo Vladimir Putin, que tem pontos de vista diametralmente divergentes dos de Gorbachev, expressou “profundas condolências” pela morte.

Neste vídeo, o correspondente da BBC na Rússia, Steve Rosenberg, relembra a trajetória de Gorbachev e de como ele moldou a política global.

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: https://www.bbcbrasil.com

Mundo