O Brasil do olhar estrangeiro: parte 1, O paradoxo do paraíso

O Brasil do olhar estrangeiro: parte 1, O paradoxo do paraíso

Como o mundo enxerga o Brasil? De onde vem o clichê do país do futebol, do samba e Carnaval?

Nessa série especial, dividida em seis episódios, a BBC News Brasil mergulha em 5 séculos de história para entender como a imagem do país foi construída lá fora – e como mudou com o tempo.

Do período colonial a este século 21, passando pela construção da imagem no pós-independência, as expedições internacionais de D. Pedro 2º, a questão do sanitarismo no início da República e o Brasil como “túmulo de estrangeiros”, o luso-tropicalismo e o mito da democracia racial, a aproximação dos EUA via Política de Boa Vizinhança dos anos 1930 (com seus desdobramentos no cinema), o fenômeno da Bossa Nova, o período da ditadura e a redemocratização.

Nesta primeira parte, o foco são os relatos dos viajantes que passaram por aqui nos séculos 16, 17 e início do 18, antes da independência.

São alemães, franceses, holandeses, italianos, ingleses, entre outros, que escreveram sobre o Brasil a partir do momento em que ele começa a existir para a Europa – a imagem que vai culminar numa espécie de “paradoxo do paraíso”.

Assista e acompanhe Camilla Veras Mota nessa viagem no tempo.

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: https://www.bbcbrasil.com

#bbcnewsbrasil #história #documentário

Mundo