A virada da Casas Bahia e as perspectivas pós Black Friday

A virada da Casas Bahia e as perspectivas pós Black Friday


Em agosto do ano passado, a Casas Bahia deu a largada para o seu ambicioso Plano de Transformação. A primeira etapa do programa, que consistia principalmente no reperfilamento da dívida, foi concluída com sucesso exato um ano depois.

Agora, é a segunda fase do projeto – que tem entre os seus objetivos resgatar a rentabilidade e buscar a geração de caixa pela empresa – que alcança marcas importantes, conforme revelado no balanço do terceiro trimestre.

No período, o Grupo Casas Bahia apresentou melhora sequencial das margens operacionais pelo quarto trimestre consecutivo, crescimento em lojas físicas, maior penetração de serviços, aumento da carteira de crediário e maior liquidez, com a melhor variação de saldo em caixa dos últimos 4 anos.

Trata-se, portanto, de uma virada impulsionada sobretudo pelo plano concebido um ano atrás. “Os resultados demonstram que a nossa estratégia de transformação caminha de forma bem-sucedida”, afirma Vital Leite, diretor-executivo de soluções financeiras do Grupo.

Basta olhar os indicadores com atenção para reforçar o que diz o executivo. No terceiro trimestre de 2024, o Ebitda ajustado da empresa atingiu R$ 491 milhões – para efeito comparativo, no mesmo período do ano passado o resultado havia sido negativo em R$ 66 milhões. O balanço também revelou que a margem Ebitda saltou 7,7%.

Além disso, a margem alcançada no terceiro trimestre de 2024 foi a maior em 18 meses, numa demonstração inequívoca de que o turnaround segue a todo o vapor.

Diversas iniciativas adotadas no âmbito do Plano de Transformação explicam os bons resultados. No terceiro trimestre, os investimentos do Grupo totalizaram R$ 54 milhões, sendo que 88% do total foram direcionados para suportar a digitalização da companhia e melhorar a experiência dos clientes – um dos focos da nova fase vivida pela empresa.

A disciplina financeira e o foco em categorias estratégicas estão, de fato, mudando o jogo para a companhia. Vital Leite ressalta que as melhores margens são reflexo da revisão do mix de produtos, ampliação de serviços e do aumento da qualidade dos estoques.

Outros pontos a se destacar são o crescimento das receitas do marketplace, de 24,1%, as vendas nas lojas físicas (avanço de 7,1%), e a plataforma de retail media, que apresentou aumento da receita bruta superior a 400% em relação a 2023.

O executivo acrescenta que um dos pilares do desempenho positivo está no segmento de soluções financeiras, que aceleraram 37,8%. Outro ponto positivo foi a retomada da carteira de crediário, que alcançou R$ 5,7 bilhões, sua máxima histórica, com crescimento anual de 7,4%.

No digital, o grupo também registrou a maior participação já observada, com 9% das vendas totais provenientes do canal online. O balanço do terceiro trimestre está recheado de números positivos.

“Nós reforçamos os nossos investimentos em logística, tecnologia e linhas de crédito para oferecer uma Black Friday marcante”, diz Renato Franklin, CEO do Grupo Casas Bahia

No período, o Grupo manteve os esforços para reduzir custos e despesas operacionais. As despesas gerais e administrativas caíram 2,8% no trimestre e 6,6% no acumulado do ano.

Diversas inovações tiveram papel decisivo nos resultados. Recentemente, o Grupo colocou em operação a solução logística full cross, permitindo que fornecedores armazenem seus produtos nos Centros de Distribuição.

O Grupo também implementou uma nova ferramenta de precificação com inteligência artificial, que já está rodando em 80% da receita do canal online, com testes em andamento nas lojas físicas.

“É uma precificação dinâmica, que lê a demanda para determinar o preço dos produtos”, diz Leite. “Quando você traz isso para o ecossistema da empresa, consegue maximizar a rentabilidade.”

Como será o desempenho da companhia na reta final de ano? “Estamos animados e preparados para aproveitar a sazonalidade do quarto trimestre, já prevendo mais uma evolução nos nossos resultados. A própria Black Friday será um reflexo disso. Nós reforçamos os nossos investimentos em logística, tecnologia e linhas de crédito para oferecer uma Black Friday marcante”, diz Renato Franklin, CEO do Grupo Casas Bahia.

Para a principal data do varejo, a empresa ampliou a frequência de abastecimento para as lojas e as ofertas de crédito aos consumidores. Além disso, para promover a melhor experiência aos clientes, diversas áreas tiveram a capacidade aumentada, entre elas: logística, tecnologia, atendimento e marketing.

Desde o final de outubro, a varejista está promovendo os plantões da Black Friday, com entradas ao vivo nas redes sociais do Grupo Casas Bahia. São dois plantões diários com descontos para quantidades limitadas de produtos.

Para fazer a maior Black Friday de todas, a Casas Bahia montou também a Central Black, uma sala que mapeia os produtos mais buscados pelos consumidores em real time, na Megaloja da Marginal Tietê. Além de monitorar esses produtos, a Central funciona como estúdio onde um squad de influenciadores produz conteúdos exclusivos sobre a data.

“Somos uma marca com mais de 70 anos de história e vamos seguir renovando para atender as demandas de nossos clientes e fazendo jus ao nosso slogan ‘Dedicação total a você’. Nosso objetivo é manter o plano de transformação em andamento e continuar evoluindo para melhorarmos nossa rentabilidade a cada tri”, conclui Renato Franklin, CEO do Grupo Casas Bahia.



Fonte: Neofeed

Tecnologia