‘Eu não tenho Instagram, não tenho Facebook, e tenho uns 20 perfis; é tão óbvio para a plataforma que o perfil não é meu, porque é só me criticando’, disse, durante julgamento que discute a responsabilidade das redes
O ministro Alexandre de Moraes, integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou a falta de empenho das redes sociais em remover perfis falsos. Durante uma sessão que analisa a responsabilidade das plataformas em relação a conteúdos prejudiciais e ilegais, ele destacou que as empresas não demonstram interesse em atender solicitações para a exclusão desses perfis. Moraes, que não utiliza Instagram ou Facebook, revelou que possui cerca de 20 contas falsas que o atacam, e que precisa constantemente se esforçar para tentar removê-las.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
“Infelizmente, as plataformas dificultam e quase ignoram quando você quer retirar perfil falso. Eu não tenho Instagram, não tenho Facebook, e tenho uns 20 perfis, e tenho que ficar correndo atrás. É tão óbvio para a plataforma que o perfil não é meu, porque é só me criticando”, disse durante o julgamento que discute a responsabilidade das redes sociais por conteúdos ofensivos e ilegais publicados por usuários.
“O Facebook, Instagram, não vou falar da outra, simplesmente ignoram”, disse Moraes, sem mencionar o X, antigo Twitter – que foi suspenso em agosto por ordem dele e já voltou ao ar.
*Reportagem produzida com auxílio de IA e Estadão Conteúdo
Publicado por Fernando Dias