Após “pit stop”, Loja do Mecânico, da eB Capital, retoma expansão de lojas físicas

Após “pit stop”, Loja do Mecânico, da eB Capital, retoma expansão de lojas físicas


No início de 2024, a Loja do Mecânico colocou um pé no freio no plano de ir além das suas origens como um e-commerce de ferramentas e máquinas. Nesse trajeto, a empresa suspendeu a abertura de lojas físicas, a via escolhida para ampliar sua fatia em um mercado endereçável estimado em R$ 75 bilhões.

Até então, a empresa vinha cumprindo uma marcha acelerada de inaugurações, uma tese que foi colocada na rua pouco depois de 2020, quando a eB Capital passou a controlar a operação. O destino traçado? Dobrar de tamanho e alcançar um faturamento próximo de R$ 4 bilhões em 2028.

Depois de pouco mais de oito meses desse “pit stop”, um período que incluiu uma troca na direção, a Loja do Mecânico entende que está pronta para retomar sua estratégia de expansão orgânica e estender seu mapa de operações offline a novos mercados.

“Nós tiramos, de forma consciente, o ano de 2024 para maximizar a operação e os resultados das nossas 18 lojas físicas”, diz Guilherme Favaro, CEO da Loja do Mecânico, ao NeoFeed. “E, agora, estamos com as engrenagens desse modelo bastante azeitadas para voltar a expandir em 2025.”

Essa virada de chave acontece pouco tempo depois de o executivo, que já atuava como CFO da varejista desde julho de 2023, assumir o comando da empresa. Ex-Tok&Stok, RHI Magnesitas e Deutsche Bank, em agosto, ele substituiu Luciano Sessim, que deixou o posto três meses antes para liderar a 1A99.

Favaro já traçou os pontos que vão guiar essa retomada. A projeção é inaugurar entre 10 e 15 lojas em 2025, e manter esse ritmo nos anos seguintes. Na primeira leva de aberturas, o ponto de partida serão cidades próximas ao centro de distribuição da rede, instalado em Cajamar (SP).

Reforçar a presença em São Paulo será um dos focos dessa estratégia. A ideia, porém, é não se restringir ao estado, onde a varejista mantém 17 de suas 18 lojas – uma unidade em Belo Horizonte (MG) completa essa base.

Com essa orientação, o calendário de aberturas de 2025 vai passar por outras unidades na capital mineira e nas cidades de Juiz de Fora e Uberlândia. Além da chegada ao Rio de Janeiro, também na capital, e em Niterói.

“Já temos um plano de expansão que envolve as maiores cidades e capitais do Brasil”, afirma Favaro. “A partir de 2026, iremos ganhar mais terreno no Espírito Santo, no norte de Minas Gerais, quase na fronteira com a Bahia, e vamos começar a subir até o Nordeste.”

O refinamento no modelo das lojas físicas que fez com que a Loja do Mecânico se sentisse confortável para voltar a ganhar tração nessa frente envolveu medidas como o ajuste no mix desses pontos de venda, com a oferta de um sortimento básico com, no mínimo, 6 mil SKUs em cada loja.

“As lojas físicas também permitem fortalecer a nossa oferta em consumíveis, como lubrificantes, combustíveis, discos, lixas e serras”, afirma. “São produtos que, diferentemente do online, você consegue vender por unidade, o que aumenta o giro e a frequência de compra.”

Por falar em compras, uma segunda vertente envolveu a aquisição, até então não divulgada, de 50% da BSeller, empresa dona de um sistema de gestão (ERP). No acordo, concluído há dois meses, a Petlove ficou com os 50% restantes da companhia.

Favaro observa que o fato de ter se tornado sócia da operação colocou a rede na lista de prioridades da BSeller. E que a adoção do ERP em suas lojas tornou a gestão dessas unidades menos complexa, mais rentável e abriu caminho para vendas multicanal, que hoje já representam 20% do faturamento.

Ele cita outros números para ilustrar esses avanços. No primeiro semestre de 2024, a rede teve alta de cerca de 11% nas vendas mesmas lojas, além de um salto de 30% em seu Ebitda. No faturamento, a projeção é manter a média de 16% de expansão e fechar o ano com uma receita de R$ 1,75 bilhão.

Testes e projetos-piloto

Com um portfólio total de 50 mil SKUs, a rede também está testando novas categorias para ampliar suas fronteiras encorpar ainda mais esses números. As duas mais recentes nessa prateleira são a culinária industrial, com fornos e produtos de tíquete mais elevado, além de ferramentas de estética automotiva.

As apostas não se resumem, porém, ao core do varejo. Em linha com o mantra de boa parte do mercado de erguer um ecossistema, a Loja do Mecânico tem uma agenda de ofertas em desenvolvimento para serem testadas e lançados no entorno do seu negócio principal, também em 2025.

Uma dessas iniciativas é um programa de fidelidade, que vai reunir, além de opções tradicionais nesse formato, ofertas de benefícios além do varejo e em áreas como a concessão de crédito.

“Nós decidimos postergar um pouco o lançamento do programa para não chegar ao mercado com uma versão baseada apenas em pontos e cashback”, observa Favaro. “A previsão é lançar em meados do ano que vem e com um pacote completo.”

Já em serviços financeiros, onde a rede já oferece garantia estendida – seu carro-chefe na área -, consórcios e seguros, um dos planos a partir de 2025 é ampliar o leque com opções como seguros contra acidentes e de responsabilidade civil, por meio de um contrato recente com a 180 Seguros.

As parcerias também estão no escopo de crédito. A Loja do Mecânico negocia com três instituições para começar a testar no ano que vem uma modalidade conectada ao momento da compra. “Mas somos muito pé no chão e qualquer iniciativa de crédito no curto prazo será com capital de terceiros”, diz.

Mesmo ressaltando essa visão de crescimento do ecossistema sem colocar em risco a rentabilidade, Favaro também não descarta que a rede volte a investir em M&As. Além da BSeller, a empresa comprou a revista “O Mecânico”, em 2022. Agora, porém, eventuais acordos se justificariam por uma outra tese.

“Hoje, nosso olhar para M&A ainda é oportunístico, mas o acordo precisa ser transformacional”, diz o executivo. “Podemos olhar para companhias estabelecidas nesse mesmo setor de máquinas e ferramentas, redes de nicho regionais ou que atendam uma categoria que somos pouco presentes.”





Fonte: Neofeed

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