Após votar, rival de Maduro diz acreditar que Forças Armadas ‘garantirão respeito’ aos resultados eleitorais

Após votar, rival de Maduro diz acreditar que Forças Armadas ‘garantirão respeito’ aos resultados eleitorais


Edmundo González Urrutia questionou os ‘cenários de violência’ de que falou o presidente e candidato à reeleição, Nicolás Maduro; Maduro prometeu banho de sangue caso perdesse eleições

EFE/Ronald Peña R.CARACAS (VENEZUELA), 28/07/2024.- O candidato à presidência da Venezuela, Edmundo González Urrutia, vota neste domingo,
O candidato à presidência da Venezuela, Edmundo González Urrutia, durante votação neste domingo (28), em Caracas

O candidato opositor à presidência da Venezuela, Edmundo González Urrutia, afirmou neste domingo (28) que está confiante de que as Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB) “garantirão o respeito” aos resultados das eleições que estão em pleno andamento no país. Depois de votar, em Caracas, o candidato da Plataforma Unitária Democrática (PUD) – bloco que não participou das eleições presidenciais de 2018 – disse que está confiante de que os militares respeitarão a vontade do povo expressa nas urnas hoje, quando mais de 21 milhões de venezuelanos foram convocados às urnas.

Ele também questionou os “cenários de violência” de que falou o presidente e candidato à reeleição, Nicolás Maduro, durante a campanha – o qual alertou para a possibilidade de um banho de sangue no país caso perdesse as eleições -, ao mesmo tempo em que apostou que “tudo ocorrerá com calma” nos mais de 15 mil locais de votação preparados para essas eleições. “A mensagem é que tudo deve ocorrer com calma, em paz, este é um festival eleitoral, não é um ringue de boxe (…) e o governo também se declarou (hoje) a favor de que isso ocorra em paz”, acrescentou.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O ex-embaixador, que assegurou que mais de 99% das seções eleitorais estão operando normalmente, pediu aos venezuelanos que verifiquem qualquer informação relacionada ao processo porque, advertiu, “os criadores de boatos profissionais estão muito ativos na tentativa de confundir o povo”. “Vamos trocar o ódio pelo amor, a pobreza pelo progresso, a corrupção pela honestidade, a despedida pelo reencontro. Faltam apenas algumas horas para realizar essa mudança”, insistiu o candidato, que prometeu um governo de reconciliação no país, que está sob o poder do chavismo desde 1999.

Além disso, ao ser questionado sobre a divulgação dos resultados, ele reiterou que esperará que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) emita o boletim oficial, embora – esclareceu – sua equipe de campanha tenha “métodos e mecanismos” para conhecer o desenvolvimento do dia, além das informações institucionais. Além de Urrutia e Maduro, outros oito candidatos estão concorrendo nessas eleições.

Veja depoimento de Urrutia

O candidato da oposição na Venezuela, Edmundo González Urrutia, deu um depoimento à imprensa após registrar o seu voto, afirmando que vai trocar a pobreza no país pelo progresso. González defendeu também a conciliação do povo venezuelano e falou sobre a importância das pessoas irem às urnas.

Publicado por Carolina Ferreira
*Com informações da EFE





Fonte: Jovem Pan

Mundo