Câmara aprova Lei Joca para rastreamento de animais de estimação em voos

Câmara aprova Lei Joca para rastreamento de animais de estimação em voos


Proposta foi motivada pela morte do cão Joca, da raça golden, após ser transportado para o destino errado pela empresa aérea Gol

Montagem: Instagram/ @jfantazzini.oficialLei Joca
A medida visa garantir o bem-estar e a segurança dos animais durante o transporte aéreo

A Câmara dos Deputados aprovou a chamada Lei Joca, que obriga as companhias aéreas a oferecer um serviço de rastreamento de animais de estimação durante a viagem com seus tutores. A proposta foi elaborada em homenagem ao golden que morreu após ser transportado para o destino errado pela empresa aérea Gol. Entretanto, o texto ainda precisa passar pelo Senado e ser sancionado. O relator, Fred Costa (PRD-MG), flexibilizou a medida original que previa o rastreamento de todos os animais a bordo, estabelecendo apenas a oferta do serviço. Com essa alteração, as empresas terão a opção de cobrar pelo rastreamento dos pets durante a viagem.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O rastreamento deverá ser realizado durante todo o trajeto da viagem, até o momento da entrega ao tutor, ressalvadas as restrições técnicas que impossibilitem o serviço. Além disso, a proposta determina que os animais devem ser transportados dentro da cabine da aeronave, sem especificar limites de tamanho ou peso para os animais. Segundo o texto aprovado, a empresa aérea poderá se recusar a transportar os animais de estimação em casos de risco à saúde do animal, questões de segurança ou restrições operacionais.

Publicado por Luisa Cardoso

*Conteúdo produzido com auxílio de IA





Fonte: Jovem Pan

Brasil