JHSF vende fatia no Shopping Ponta Negra e conclui reciclagem de ativos de olho na alta renda

JHSF vende fatia no Shopping Ponta Negra e conclui reciclagem de ativos de olho na alta renda


Os últimos meses de 2024 foram marcados pelo aquecimento nas transações de compra e venda no mercado brasileiro de shopping centers. E, ao que tudo indica, o setor segue com apetite para novos acordos nos primeiros dias de 2025.

Quem está movimentando esse balcão já nesse início de ano é a JHSF. O grupo de real estate acaba de anunciar que assinou um memorando de entendimentos para a venda de sua fatia de 18% no Shopping Ponta Negra, de Manaus (AM).

O acordo em questão foi firmado com parte dos atuais coproprietários do empreendimento pelo montante de R$ 82 milhões. Segundo a companhia, o valor da transação vai muito além, no entanto, dessa cifra.

“Com esse negócio, concluímos logo no início de 2025 um processo importante de venda de ativos que não estavam alinhados com os objetivos estratégicos da companhia”, afirmou Augusto Martins, CEO da JHSF, em comunicado.

“Vamos focar nossos investimentos e nossa energia em ativos de renda recorrente voltados para o setor de alta renda”, acrescentou. Esse foi justamente o mandato que Martins recebeu quando assumiu o comando da JHSF, no início de 2024.

Na época, com o objetivo de diversificar sua operação para além da sua origem – a incorporação -, o grupo passou a reforçar negócios de receita recorrente centrados na alta renda em segmentos como hotéis, restaurantes, um aeroporto e até mesmo clubes de surfe.

No que diz respeito ao braço de shopping centers, o acordo anunciado hoje dá sequência a outras transações envolvendo ativos do portfólio que não se encaixavam nessa tese. A mais recente delas envolveu a venda, em junho de 2024, de uma fatia de 10,7% do Shopping Bela Vista, em Salvador (BA).

O acordo em questão foi fechado com parte dos coproprietários do empreendimento, no valor de R$ 79,1 milhões. E deu sequência à venda de uma participação de 14,31% no mesmo ativo, realizada em maio do ano passado.

Levando-se em conta outras transações realizadas em 2024 e o acordo anunciado hoje, a JHSF vendeu mais de R$ 700 milhões em participações de shoppings. Além desse valor e do alinhamento estratégico, Martins ressaltou outro componente nesses M&As.

“Essas transações trazem para a companhia uma reciclagem bem-sucedida de capital conduzida pela JHSF Capital, o braço financeiro do grupo, em condições positivas”, ressaltou o CEO da JHSF no comunicado.

Com a conclusão dessas movimentações, o portfólio de shoppings já em operação do grupo inclui agora o Shopping Cidade Jardim e o Shopping Jardins, ambos em São Paulo, e o Catarina Fashion Outlet, em São Roque (SP).

Já a base de ativos em desenvolvimento envolve centros como o Shopping Faria Lima, também na capital paulista, com previsão de inauguração em 2026, e o Boa Vista Village Town Center, localizado em Porto Feliz (SP) e com projeção de entrar em operação no início desse ano.

Nos números mais recentes da JHSF, a divisão de shopping centers registrou uma receita líquida de R$ 73,7 milhões no terceiro trimestre de 2024, alta de 20% sobre igual período de 2023. Nesse intervalo, o lucro líquido dessa operação cresceu 108,1%, para R$ 156,3 milhões.

Com uma taxa de ocupação de 97,5%, os empreendimentos do grupo nesse segmento reportaram um total de vendas de R$ 1,3 bilhão entre julho e setembro do ano passado, o que representou um crescimento anual de 25,3%.

Já a receita líquida total da JHSF no período teve uma retração de 4,6%, para R$ 373,3 milhões. A receita dos negócios de renda recorrente ajudou a compensar, no entanto, parte desse recuo, com um salto de 17,6%, para R$ 245,8 milhões.

As ações da JHSF encerraram o pregão da sexta-feira com ligeira alta de 0,27%, cotadas a R$ 3,65. Nos últimos doze meses, os papéis acumulam, porém, uma desvalorização de 30,7%, dando à companhia um valor de mercado de R$ 2,4 bilhões.



Fonte: Neofeed

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