Em entrevista coletiva, Claudia Sheinbaum disse que enviou convites para sua posse a todos os países com os quais o México mantém relações diplomáticas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará presente na posse de Claudia Sheinbaum como presidente do México em 1º de outubro, confirmou nesta segunda-feira (9) a própria governante eleita. Em entrevista coletiva, Sheinbaum disse que enviou convites para sua posse a todos os países com os quais o México mantém relações diplomáticas. Ela contou que já recebeu confirmações de alguns presidentes, como Lula, que também se reunirá pela última vez com o presidente mexicano em fim de mandato, Andrés Manuel López Obrador.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Outro presidente confirmado é o da Colômbia, Gustavo Petro, que também se reunirá com López Obrador e depois acompanhará Sheinbaum em sua posse diante do Congresso da União. Sheinbaum esclareceu que a primeira coletiva que dará como presidente será no Palácio Nacional, que nos últimos seis anos tem sido a residência oficial de Obrador. Ela declarou que, em 1º de outubro, assumirá o cargo na sala legislativa de San Lázaro, na Câmara dos Deputados, e depois oferecerá um almoço no Palácio Nacional para convidados estrangeiros. Em seguida, convocará uma reunião no Zócalo, a praça central da capital do país, para “fazer seu juramento de posse diante do povo do México”. Porém, Sheinbaum disse que o presidente que está deixando o cargo não fará parte desse evento e só a acompanhará no ato de passar a faixa presidencial.
*Com informações da EFE
Publicado por Marcelo Bamonte