Personalização é segredo do Nubank para servir a 100 milhões no Brasil, diz CEO

Personalização é segredo do Nubank para servir a 100 milhões no Brasil, diz CEO


No início de novembro, o Nubank alcançou a marca de 100 milhões de clientes no Brasil. Isso corresponde a mais de 57% da população adulta do país, e inclui também mais de 4,5 milhões de empresas (contas PJ) e 3,7 milhões de jovens de 10 a 17 anos que escolheram o Nu para otimizar sua jornada financeira. Ao oferecer soluções financeiras inovadoras, transparentes e simples, a companhia promoveu às pessoas a possibilidade de gerir melhor seu dinheiro e eliminar burocracias por meio da inclusão financeira para diferentes faixas etárias e segmentos.

“Dez anos atrás, o Nu era um cartão roxinho, sem tarifas, gerenciado através de um aplicativo. Desde então, adicionamos dezenas de produtos e começamos a ver esse crescimento se tornar cada vez mais exponencial, não apenas em número de clientes, mas também em engajamento, receita, e mantendo altos níveis de satisfação”, afirma Livia Chanes, CEO do Nubank no Brasil.

A executiva atribui o sucesso conquistado à missão da empresa e ao seu modelo de negócios. A operação 100% digital e com foco em eficiência permite ao Nu manter seus custos em média 85% mais baixos do que os de incumbentes. A vantagem é repassada aos clientes em tarifas mais baixas e investimento em inovação de produtos. Soma-se a isso à facilidade de uso do app e ao reconhecido atendimento ao cliente do Nu, e o crescimento é explosivo, reflete Livia.

Segmentação para impulsionar o crescimento

A base de clientes do Nu foi se diversificando, e hoje atinge todas as faixas de renda e idades. “À medida que começamos a alcançar uma escala massiva, observamos que nossa base de clientes também se tornava mais heterogênea, similar à representatividade da população brasileira,” diz a CEO.

Com uma base tão diversa, o Nubank decidiu dividir suas estruturas internas e externas por segmentos, com o intuito de entregar uma proposta de valor que fizesse sentido para o momento de vida de cada cliente – inclusive aqueles que eram adeptos do cartão roxinho desde 2014 e cresceram, aumentaram sua renda e começaram a esperar mais da instituição.

O primeiro grande passo em direção à segmentação do portfólio foi o lançamento em 2021 do cartão de crédito black, exclusivo para a alta renda, que evoluiu até chegar à experiência Ultravioleta. Além do cartão de metal com cashback que rende a 200% do CDI, os clientes de alta renda contam com opções de investimento adequadas a suas necessidades e uma experiência exclusiva de viagens que inclui conta global e um portal de compra de passagens e reserva de hotéis com condições especiais, entre outras vantagens.

De 2022 para 2023, o número de clientes Ultravioleta dobrou, e o volume de compras do cartão cresceu 70%. O Nubank almeja expandir ainda mais sua principalidade nesse mercado, que representa uma oportunidade de R$ 200 bilhões e abrange cerca de 4 milhões de pessoas no país.

Para os clientes de renda intermediária e ambições similares à alta renda, segmentados no Nu com o nome SuperCore, a empresa lançou em 2024 o Nubank+, uma evolução da experiência Nubank, com benefícios exclusivos, como cashback em todas as compras, acesso gratuito por um ano ao serviço de streaming Max, e benefícios de acesso em ações de marketing, como a “The FRIENDS™ Experience” em São Paulo.

Mass market: o perfil do brasileiro

Uma das prioridades do Nu é ganhar principalidade nos segmentos de alta renda e SuperCore, já que a proposta de valor para o segmento chamado Mass Market – que inclui por volta de 90% da população brasileira – está melhor sedimentada, explica Livia.

Para este público, a empresa se destaca desde o início pelas tarifas baixas e por seus modelos de ponta em concessão de crédito responsável, prioridade para o segmento. Um exemplo é o cartão com a função de construir limite, que começa a partir de 50 reais por mês e pode ser incrementado conforme o comportamento positivo de crédito.

O Nubank oferece ainda produtos aos quais o Mass Market não costumava ter acesso, relata Livia, como é o caso das Caixinhas – ferramenta de organização financeira que permite guardar dinheiro com objetivos concretos. Hoje, mais de um em cada cinco clientes mass market (21,5%) já tem uma Caixinha, sendo a de reserva de emergência a mais prevalente.

Segmentação além da renda

Além de segmentar a base em faixas de renda, o Nu vem abrindo novas verticais de crescimento em segmentos antes não explorados, como é o caso das de pequenas e médias empresas, um mercado que representa aproximadamente R$ 130 bilhões em oportunidades de receita no país. O Nubank oferece produtos para PJ desde 2019, e atingiu, em 2024, 4,5 milhões de clientes, um aumento de 31% em comparação ao ano anterior.

Dentre as facilidades oferecidas estão conta, Caixinhas, Pix, tap to pay, e soluções de crédito – prioridade também nesse segmento. Além de permitir a transferência de limites entre os cartões de crédito PF e PJ, ferramenta inovadora no mercado, em 2024 o Nubank lançou o Capital de Giro.

Crescer entre o público PJ é também uma forma de aumentar o engajamento dos empreendedores em suas contas pessoa física, explica Livia. A oportunidade é especialmente importante entre o público de alta renda, já que aproximadamente 50% nessa faixa são donos do próprio negócio, e ainda podem trazer empreendimentos de maior porte.

Outra vertical que abre espaço para atender a um público antes não coberto pela instituição é a solução para menores de 18 anos. De 2022 para cá, o Nu conquistou 3,7 milhões de clientes nesse segmento, e outros 600 mil que começaram antes dos 18 e hoje já usam os produtos “para adultos”. Hoje, a empresa oferece nesse portfólio produtos como conta, cartão de débito, Pix e Caixinhas – com o objetivo principal de contribuir com uma jornada financeira responsável desde o início, sob supervisão dos pais ou responsáveis.

Para Livia, o que trouxe o Nu até aqui é muito similar ao que vai continuar levando a empresa a novos patamares no futuro: “Somos capazes de atender com excelência a uma jornada financeira completa, desde o primeiro acesso até produtos mais sofisticados. Não só isso, mas estamos investindo em ferramentas cada vez melhores, inclusive em inteligência artificial de ponta, para ajudar o cliente a administrar suas finanças e avançar em uma jornada financeiramente saudável, sempre otimizando seu patrimônio, independente do tamanho dele”.

Saiba mais sobre a segmentação de clientes do Nubank:





Fonte: Neofeed

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