Quase 355 mil crianças de Gaza já receberam 1ª dose de vacina contra poliomielite, diz OMS

Quase 355 mil crianças de Gaza já receberam 1ª dose de vacina contra poliomielite, diz OMS


Pólio é uma doença altamente infecciosa que afeta principalmente crianças pequenas e ataca o sistema nervoso, causando, em alguns casos, paralisia e morte

EFE/EPA/HAITHAM IMADUma enfermeira administra gotas de vacina contra a poliomielite em crianças palestinas em uma escola da ONU no campo de Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, em 05 de setembro de 2024. De acordo com a Diretora Regional da UNICEF para o Oriente Médio e Norte da África, Adele Khodr, a primeira fase de uma campanha de vacinação contra a poliomielite de duas rodadas, de 01 a 03 de setembro, superou sua meta inicial (estimada em 157.000 crianças devido ao movimento populacional) e atingiu mais de 189.000 crianças menores de 10 anos na Faixa de Gaza central. O lançamento da próxima fase da campanha ocorrerá no sul de Gaza de 05 a 08 de setembro de 2024, atingindo cerca de 340.000 crianças menores de 10 anos, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para evitar a disseminação da variante circulante do poliovírus tipo 2 (cVDPV2), uma campanha de vacinação contra a poliomielite com a nova vacina oral contra o poliovírus tipo 2 (nOPV2) foi lançada no enclave palestino depois que a OMS e a UNICEF pediram pausas humanitárias no conflito para permitir a vacinação após a descoberta do poliovírus em amostras ambientais de Khan Yunis e Deir Al Balah em julho de 2024.
O objetivo da campanha é chegar a 640.000 habitantes de Gaza com menos de 10 anos de idade.

Quase 355 mil crianças com menos de dez anos da Faixa de Gaza já receberam a primeira dose da vacina contra a poliomielite desde 1º de setembro, quando começou a campanha de vacinação liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesta quase primeira semana de campanha, as pausas humanitárias de oito horas por dia estabelecidas entre Israel e o Hamas foram amplamente respeitadas. O objetivo desta campanha, concebida pela OMS em três fases diferentes para cobrir todas as regiões de uma devastada Faixa, é chegar a 640.000 habitantes de Gaza com menos de 10 anos de idade.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

“Hoje continuamos a vacinar o maior número possível de crianças”, informou a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) em sua conta no X sobre a segunda fase desta campanha dedicada às áreas do sul da Faixa e que terminará no domingo, 8 de setembro. A terceira fase acontecerá no norte da Faixa, entre os dias 9 e 11. Além disso, até o final do mês, tanto as organizações humanitárias como o Exército israelense estão estudando uma segunda rodada de imunização para administrar a segunda dose desta vacina, aplicada com algumas gotas por via oral.

O Ministério da Saúde de Gaza confirmou no dia 16 de agosto um caso de poliomielite em um bebê de dez meses não vacinado — o primeiro caso na Faixa em 25 anos —, cuja vida já está em perigo depois de seu corpo ter ficado paralisado. A poliomielite é uma doença altamente infecciosa que afeta principalmente crianças pequenas e ataca o sistema nervoso. Pode causar paralisia e, em alguns casos, a morte.

*Com informações da EFE
Publicado por Marcelo Bamonte





Fonte: Jovem Pan

Mundo