‘Já não acredito que eu tenha um caminho realista de vitória eleitoral’, explicou o candidato independente em discurso no Arizona
O candidato independente Robert F. Kennedy Jr. anunciou nesta sexta-feira (23) que “suspendeu” sua campanha para as eleições de novembro nos Estados Unidos e pediu o voto no republicano Donald Trump em uma dezena de Estados-chave. “Já não acredito que eu tenha um caminho realista de vitória eleitoral”, explicou Kennedy em discurso no Arizona, pedindo a seus apoiadores que votem nele no restante dos Estados onde ele manterá seu nome nas cédulas.
Kennedy Jr., que é filho do senador democrata Robert Kennedy e sobrinho do ex-presidente John F. Kennedy, é conhecido por sua atuação como advogado ambiental e por suas posições antivacina. Ele iniciou sua campanha em abril de 2023, inicialmente buscando a indicação do Partido Democrata, mas acabou optando por concorrer como candidato independente.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Em uma pesquisa realizada em novembro de 2023, Kennedy Jr. obteve um apoio significativo, com 20% dos eleitores americanos indicando que votariam nele em uma disputa entre Biden e Trump. Esse desempenho foi considerado o melhor para um candidato de terceiro partido em várias décadas, o que lhe permitiu atrair votos tanto de apoiadores de Kamala Harris quanto de Trump.
A decisão de Kennedy Jr. de se retirar da corrida reflete uma estratégia de consolidar forças em torno de Trump, em um cenário eleitoral que se mostra cada vez mais competitivo. A movimentação do candidato pode impactar o cenário político, especialmente em um momento em que as eleições se aproximam e as alianças se tornam cruciais para o sucesso nas urnas.
(em atualização)
*Com informações da AFP e IA
Publicado por Carolina Ferreira