Secretários de Educação pedem mudança nas datas da Copa do Brasil para não interferir no enem

Secretários de Educação pedem mudança nas datas da Copa do Brasil para não interferir no enem


Partidas estão agendadas para os dias 3 e 10 de novembro, e a preocupação é que esses jogos interfiram na realização do Exame Nacional do Ensino Médio

Paulo Pinto/Agência BrasilENEM
Paulo Pinto/Agência Brasil

Os secretários de educação dos estados brasileiros estão se mobilizando para solicitar à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) uma alteração nas datas ou horários das finais da Copa do Brasil. As partidas estão agendadas para os dias 3 e 10 de novembro, e a preocupação é que esses jogos interfiram na realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que contará com a participação de 4,3 milhões de estudantes neste ano. A principal preocupação gira em torno do impacto que as aglomerações geradas pelos jogos podem ter sobre a presença dos alunos nas provas. Cidades como Belo Horizonte e Rio de Janeiro são especialmente citadas, pois o deslocamento dos estudantes pode ser dificultado devido ao aumento do fluxo de pessoas. O Ministério da Educação (MEC) já manifestou apoio à iniciativa, ressaltando a complexidade logística que envolve a aplicação do Enem.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

As finais da Copa do Brasil foram programadas com a primeira partida no Rio de Janeiro e a segunda em Belo Horizonte, ambas com início às 16 horas. Em contrapartida, o Enem terá os portões abertos a partir das 12 horas, com a duração das provas se estendendo até aproximadamente 19 horas. Essa sobreposição de horários pode gerar um cenário complicado para os estudantes. Os números de inscritos para o Enem são expressivos, com quase 300 mil jovens no Rio de Janeiro, cerca de 400 mil em Minas Gerais e 645 mil em São Paulo. Diante desse cenário, a solicitação dos secretários estaduais visa garantir que os alunos possam participar do exame sem enfrentar obstáculos adicionais, como o trânsito intenso e a dificuldade de acesso aos locais de prova.

Publicado por Sarah Paula

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Fonte: Jovem Pan

Política