Símbolo dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, rio Sena supera nível de poluição

Símbolo dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, rio Sena supera nível de poluição


Segundo análises publicadas nesta sexta-feira (21), 35 dias antes das Olimpíadas, poluição ultrapassa os limites previstos para a realização de competições de triatlo e maratona aquática

Etienne Laurent/EFEVista da torre Eiffel em Paris com a cheia do rio Sena no último dia 26
O nível de E-Coli superou 1.000 unidades formadoras de colônia (UFC) para cada 100 ml, o limite máximo aceito pelas federações internacionais

O nível de poluição no rio Sena ultrapassa os limites previstos para a realização de competições de triatlo e maratona aquática, segundo análises publicadas nesta sexta-feira (21), 35 dias antes do início dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. “Até o momento, as amostras colhidas no Sena não correspondem aos padrões”, comentou o prefeito regional, Marc Guillaume, durante coletiva de imprensa, embora tenha expressado sua confiança de que as provas previstas poderão ser disputadas nas suas águas. Segundo o relatório semanal publicado pela prefeitura de Paris e pela prefeitura regional, as más condições meteorológicas dos últimos dias na França explicam o aumento das concentrações de coliformes fecais no rio. “A qualidade da água continua piorando em consequência das condições hidrológicas e meteorológicas desfavoráveis: chuva, vazão intensa, poucas horas de sol, temperaturas abaixo do normal”, explicaram as autoridades locais.

Os fatores citados aumentam a concentração de duas bactérias fecais (enterococos e ‘Escherichia coli’), que superam os níveis máximos tolerados para autorizar as competições de natação nas águas do Sena. Entre 10 e 16 de junho, o nível de E-Coli superou quase todos os dias 1.000 unidades formadoras de colônia (UFC) para cada 100 ml, o limite máximo aceito pelas federações internacionais de triatlo e natação (maratona aquática). O Sena é um dos símbolos dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, que esperam deixar como legado a possibilidade de nadar em suas águas. À medida que o evento se aproxima, aumenta a incerteza sobre a possibilidade de organizar os eventos-teste no rio.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

As provas de teste previstas para agosto de 2023 foram canceladas em grande parte devido à má qualidade das águas e, recentemente, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, adiou o nado simbólico no rio para 15 de julho. O evento estava programado inicialmente para 23 de junho. Apesar da incerteza, o Plano B dos organizadores não envolve, ao menos até o momento, a mudança do local das provas de triatlo e maratona aquática em caso de fortes chuvas, e sim adiá-las por alguns dias.

Publicado por Carolina Ferreira

*Com informações da AFP





Fonte: Jovem Pan

Mundo