A startup portuguesa Sensei, que atua na área de automação para o varejo, captou R$ 91 milhões em sua rodada série A, que foi liderada pela BlueCrow Capital e contou com participação da Kamay Ventures, fundo que tem Coca-Cola, Grupo Arcor e Grupo Bimbo como investidores.
A empresa, que já conta com uma parceria com a rede Fast Gôndolas e Check-outs e tem uma unidade ativa no Sul do Brasil, junto a rede Super Muffato, quer expandir a sua atuação para toda a América Latina. Com o aporte, a companhia projeta aumentar o número de funcionários em 30% e criar mais de mil novos pontos de vendas até 2026.
“Esse investimento é uma consequência do crescimento da empresa, que vem mostrando resultados positivos desde a sua fundação, em 2021”, afirma Vasco Portugal, CEO e cofundador da Sensei. “Com a entrada da Kamay, poderemos acelerar o nosso projeto de expansão para a América Latina, consolidando o nosso mercado também fora da Europa.”
Com a nova rodada, a startup totaliza € 25 milhões captados para o seu modelo de negócio que funciona por meio de visão computacional, sensores e algoritmos de inteligência artificial e que oferecem uma experiência de loja idêntica a que os consumidores estão acostumados, mas pula a etapa das filas e do pagamento.
Com dois modelos disponíveis, um com totens de pagamento que contam e contabilizam os produtos sozinhos, e outro em que o cliente simplesmente retira seu item da gôndola e é cobrado por isso ao sair do estabelecimento, o empreendedor vê diversas vias de crescimento para a companhia.
Segundo Portugal, as oportunidades vão desde explorar novos negócios como a operação dos cinemas até a consolidação de outras vertentes como os escritórios e mercados, que já fazem parte do portfólio da companhia.
“Existe muito espaço para a Sensei agregar valor aos supermercados e acreditamos também que essas marcas podem se beneficiar do sistema para entender mais sobre seus consumidores”, diz Portugal.
Para Gabriela Ruggeri, managing partner da Kamay Ventures, a companhia poderá ajudar a Sensei em todos esses segmentos e muitos outros. “Apesar da empresa ainda estar entrando na região, nós percebemos que poderíamos, junto aos nossos investidores, auxiliar no desenvolvimento do negócio no país, que oferece diversas oportunidades”, diz.
Até o momento, a Kamay tem realizado provas de conceito junto aos seus parceiros, avaliando as diferentes propostas de valor da Sensei e entendendo qual se encaixa melhor em cada região do país. Além disso, a empresa está ajudando na integração dos meios de pagamento ao sistema da Sensei.
Para o CEO da Sensei, a tecnologia de sua empresa será ainda mais benéfica para um país como o Brasil, que conta com a criminalidade mais elevada. O sistema da Sensei consegue detectar as tentativas de furto, evitando a saída do produto da loja sem que ele esteja pago. “Na prática, roubar em uma loja nossa equivale a comprar, já que os totens vão avisar que existe um produto sendo levado ali”, diz Portugal.